LICENCIATURA

A Formação em licenciado em ciências sociais se dirige àqueles que pretende seguir carreira no magistério do ensino básico. A licenciatura tem como objetivo fundamental formar quadros de professores-pesquisadores para o ensino médio, período escolar no qual a disciplina de sociologia – que engloba os conteúdos de ciências sociais em geral – é ministrada.

A licenciatura em ciências sociais é composta por uma ampla gama de estudos teóricos e pedagógicos acerca das áreas da antropologia, sociologia e ciência política que se cruzam em sinergia com outras importantes áreas afins das ciências humanas, permitindo ao aluno um vasto conhecimento teórico e pedagógico acerca das dimensões sociais, políticas e culturais. Além disso, o aluno poderá escolher em qual das três grandes áreas se especializará, dirigindo seu curso na direção da antropologia, da sociologia, e da ciência política.

Mesmo tendo sua grade curricular orientada para o campo da educação, a Licenciatura em Ciências Sociais também cria condições para que o estudante possa realizar pesquisa e extensão – sintetizando os três eixos basilares da universidade pública. A habilitação em licenciatura é também contemplada com uma série de atividades, programas e projetos que oferecem uma formação ampliada para além de sua matriz curricular. Como é exemplo é possível citar a bem sucedida experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e à recém-criada Residência Pedagógica.

Do mesmo modo, a licenciatura em Ciências Sociais se conecta com diversos cursos de especialização e pós-graduação oferecidos na UNIVASF e em instituições da região. Um dos principais programas de capacitação do licenciado é o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia, hospedado por esta instituição. Estes recursos permitem ao estudante a possibilidade de aprofundamento de suas reflexões acadêmicas e profissionais, ampliando sua formação intelectual e humanística. Embora recente, seus bons frutos já podem ser notados no bom desempenho dos egressos no mercado de trabalho, na nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2017 e na excelente avaliação que o curso recebeu do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de 2016.

Abaixo seguem a grade curricular da licenciatura e o projeto político pedagógico do curso:

http://www.escortmersin.net

Documentos