MERCADO DE TRABALHO

Abaixo sequem listados alguns dos muitos campos em que o cientista social pode trabalhar:

PESQUISADOR

Nessa carreira o cientista social se dedica exclusivamente à pesquisa científica e aplicada, atuando nas universidades, mas também em fundações, empresas e institutos de pesquisa governamentais e não governamentais. IBGE, IPEA, DIEESE, FUNDAJ, IBAD, SEI-BA, CONDEPE/FIDEM, INEP, DATAFOLHA, IBOPE, entre outros, são alguns exemplos de espaços onde o cientista social tem um fértil campo de trabalho como pesquisador.

PROFESSOR-PESQUISADOR

Nessa carreira o profissional de ciências sociais pode atuar nos magistérios do ensino básico com a habilitação em licenciatura, ficando responsável pela disciplina de sociologia e afins no ensino médio em todo território nacional, em instituições escolares públicas e privadas.  Para trabalhar no magistério do ensino superior, em universidades públicas e privadas, o cientista social pode seguir a carreira acadêmica realizando a pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

CONSULTOR PARA O SETOR PÚBLICO

Nessa carreira o cientista social trabalha em empresas prestadoras de serviço de auditoria, assessoria e consultoria para o setor público. Pode-se citar como exemplo as grandes empresas de auditoria como a Deloitte e a EY, entre outras. Além disso, existem pequenas empresas de consultoria (e elas podem ser criadas) para atuar em projetos específicos de gestão e de políticas públicas em âmbitos dos poderes públicos regionais.

SETORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS

A responsabilidade social e a sustentabilidade entram gradualmente no sistema corporativo, no sentido de ampliar a gestão dos negócios considerando relações mais éticas e transparentes, bem como levando em conta a promoção da diversidade e a diminuição da desigualdade social. Muitas empresas de grande e médio porte têm estruturado áreas nesse sentido, fazendo do cientista social um profissional imprescindível para tais políticas. Há também pequenas empresas especializadas em oferecer suporte às políticas socioambientais de grandes empresas, confeccionando laudos sem os quais muitos projetos não podem ser executados.

CARGOS TÉCNICOS-EXECUTIVOS EM EMPRESAS PÚBLICAS

FUNAI, IBAMA, ICMBIO, INSS, IBGE entre outras, estão entre outras empresas públicas que contam com o ofício do cientista social na elaboração e na execução de projetos nas respectivas áreas de atuação.

CARGOS TECNICOS-EXECUTIVOS EM ENTIDADES PARAESTATAIS

As entidades paraestatais de interesse coletivo como o SENAC, o SENAI, o SESI, o SESC, assim como as Organizações Sociais (OSs) que tem contrato de gestão com o setor público nas áreas de saúde, educação e cultura apresentam-se como um território em expansão de espaço de trabalho para o cientista social.

ONGS

Inúmeras ONGs abrem espaço para a atuação dos cientistas sociais em seus mais diversos campos de atuação. No Brasil há uma estreita ligação entre as políticas públicas e o terceiro setor, fornecendo um importante campo para a atuação do(a) cientista social como um importante campo de trabalho.

SINDICATOS

O trabalho de cientista social no âmbito das entidades que realizam a defesa institucional dos interesses de uma classe profissional, patronal, comercial ou industrial é bastante conhecido e é ainda um importante campo de trabalho para os cientistas sociais.

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Com a crescente globalização e a atuação de organismos multilaterais e supranacionais de políticas públicas e de governança, abriu-se tordo um terreno para a atuação dos cientistas sociais. ONU, UNESCO, OMS, FMI, BID, OCDE, OMC, são algumas dessas organizações em que a atuação dos saberes dos cientistas sociais tem sido convocada para preparar, avaliar e estabelecer no cenário internacional as políticas acordadas pelos diversos países que participam dos tratados em vigência.

PARTIDOS POLÍTICOS E ASSESSORIA PARLAMENTAR

Trabalho em cargo de livre-provimento de assistência política, técnica e burocrática para deputados, senadores e vereadores, mas também para partidos políticos. Com o apelo gradativo da população por melhoria nos quadros políticos, tal atividade é de fundamental importância na medida em que qualifica os mandatos do Poder com os saberes que o(a) cientista social pode fornecer.

AGÊNCIAS DE PESQUISA DE MERCADO

Análise de tendências, pesquisa de satisfação, estudo de perfil de consumo, são um campo de trabalho crescente e importante dos cientistas sociais.  Empresas privadas geralmente contratam agencias de pesquisa de mercado para ampliar e gerenciar seus negócios de maneira otimizada e para tanto é fundamental as pesquisas de mercado e as análises de tendências.